• Home
  • Blog
  • Phubbing – Problema para uns, solução para outros.

Phubbing é um termo criado como parte de uma campanha pela Macquarie Dictionary a partir das palavras snubbing (esnobar) e phone (telefone) para descrever o ato de ignorar alguém usando como desculpa, um telefonema, mensagem ou outros através de um smartphone. Em maio de 2012, a agência de publicidade por trás da campanha – McCann Melbourne – convidou uma série de lexicógrafos, autores e poetas para cunhar um neologismo para descrever o comportamento. O termo tem aparecido nos meios de comunicação ao redor do mundo, e foi popularizado pela campanha Stop Phubbing criada pela McCann.

Agora que você já sabe o que significa o termo Phubbing, literalmente, agora vamos ao problema maior, pois não é simplesmente usar o smartphone de forma proposital, como recurso para ignorar alguém. Vai um pouco além disso e em sua maioria das vezes, de forma involuntária.

Para entender um pouco mais deste problema, um excelente exemplo é que, alguns casais já terminaram com seus relacionamentos por causa do uso exagerado do smartphone e muitas vezes sem sentir que estava fazendo isso, achando que ficar horas e horas no celular, sem dar a devida atenção, é normal e em alguns casos até reclamando quando seu parceiro lhe cobra algo.

De acordo com um estudo realizado na Baylor University, no Texas, 46% dos 145 participantes afirmaram que o celular interferiu na interação com seus parceiros em diversos graus. “Às vezes”, “frequentemente” e “o tempo todo” foram as expressões utilizadas para medir a frequência do incômodo.

Em mais de 20% dos casos, a situação acabou em conflitos entre os parceiros. “Nas interações sociais diárias, as pessoas acham que distrações momentâneas com o celular não são um problema sério. Mas essa pesquisa mostra que, na medida em que isso ocorre com um casal, é pouco provável que o indivíduo ignorado esteja feliz no relacionamento”, afirma a pesquisadora Meredith David no relatório do estudo.

Vocês sabiam que as pessoas costumam olhar mais de 150 vezes por dia para o celular? Um prova disso, é o uso do WhatsApp. Pessoas que trocam muitas mensagens por dia, não admitem que sua mensagem enviada seja visualizada e não respondida imediatamente, esquecendo que o WhatsApp é um App de MENSAGEM e caso você precise falar algo urgente, seu smartphone ainda serve para ligar.

Tudo acima relatado é algo até grave, se visto de um certo ponto de vista, mas aqui nós deixamos a pergunta:

Com tantas situações, que provam o quanto as redes sociais e outros aplicativos interferem na vida social do ser humano e de uso exagerado dessas ferramentas, o que você está fazendo ai parado, que ainda não divulgou sua empresa de forma correta nesse meio? #FicaADica

Back to top
Close Offcanvas Sidebar